sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Mestre em Ortodontia - UERJ - Relato de caso

"Enquanto suspiramos por uma vida sem dificuldades, devemos nos lembrar que o carvalho cresce forte através de ventos contrários e que os diamantes são formados sob pressão." (Peter Marshall)



Eu sempre soube que este momento chegaria, embora não imaginasse que ele viria com tanto entusiasmo e emoção. O texto abaixo falará da semana anterior à defesa de meu Mestrado, mas o final da história eu te conto agora: tornei-me Mestre em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no dia 29 de janeiro de 2014.

Não imagino como seja com as outras pessoas, mas comigo, a ansiedade sempre funcionou com uma grande amiga. Um mês antes de minha defesa de Mestrado a apresentação estava pronta e eu já havia feito o primeiro treino dela no tempo exato de 25 minutos. Treino que foi repetido exaustivamente nos dias que se seguiram, com intervalos de 3 em 3 dias.

Os preparativos e a comemoração com os amigos, o vôo para casa na mesma tarde do lado dos meus maiores tesouros, o descanso merecido da mesma noite após a defesa já haviam passavam pela minha cabeça tantas vezes que eu não sabia mais o que era sonho ou realidade naquela semana.

As perguntas que não queriam calar e que começaram a me tirar o sono faltando apenas três dias para o grande dia: O que a banca iria me perguntar? Será que eu saberia respondê-los adequadamente? Será que faria jus ao trabalho do meu orientador? 

Foi quando percebi que eu não tinha controle sobre estas respostas. Tudo o que eu poderia fazer eu já havia feito, agora era apenas o momento de colocar o ponto final em mais esta etapa...

Intitulada Confiabilidade de diferentes métodos de aquisição de modelos ortodônticos digitais, a Dissertação foi orientada pelo Prof. Dr. Marco Antonio de Oliveira Almeida (esquerda). A banca da defesa foi formada pelos Profs Drs. Jonas Capelli Jr., Felipe Carvalho e Alexandre Motta (do meio para a direita, consecutivamente).

Durante minha arguição e ao responder as perguntas vindas da banca examinadora (todas muito interessantes), senti-me muito à vontade para falar sobre algo que "fazia os meus olhos brilharem". Senti-me realmente impulsionado para um terreno desconhecido (inicialmente), mas que aos poucos eu comecei a sentir que parecia ter nascido para ele. Não deixei de lado a humildade de um aluno de Mestrado, mas me senti livre para dizer tudo o que percebi naquela experiência científica única que me foi proporcionada. E aquilo para mim foi mágico.

Aos poucos eu percebi que chegava a hora que eu tanto esperava...! E não aguentei mais segurar. A emoção foi materializando-se em meu corpo de tal forma que eu precisava colocar aquilo tudo para fora... e eu chorei. Foram lágrimas de agradecimento, de gratidão, de amor. Pois eu estava exatamente onde eu queria estar, ao lados das pessoas que eu precisava.

Sei que é apenas o começo, mas também sei que todos os pequenos passos devem ser comemorados e devidamente agradecidos! 



Obrigado a todos que me seguraram durante estes tropeços que tive e aos gigantes que me ajudaram a enxergar mais além! Uma vida de aprendizados ainda existe diante de mim e acho que ganhei uma bússola! 

.:.

Cirurgião-dentista - UFES
Especialista e Mestre em Ortodontia - UERJ
george@buenoodontologia.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...