domingo, 16 de junho de 2013

Expansão Rápida da Maxila e Constrição Alternadas

Por sugestão de uma seguidora do Twitter, o artigo abaixo foi escolhido. Trata-se de uma análise científica de qualidade feita pelo Dr. Alberto Consolaro e publicada na revista Dental Press Journal of Orthodontics.

A Expansão Rápida da Maxila (ERM) é possível pela configuração anatômica da sutura palatina mediana, que também se estende às lâminas horizontais do osso palatino, importante componente posterior do palato duro. O procedimento às vezes pode ser referido como uma Distração Osteogênica Sutural.

A relação mediana entre as maxilas e os ossos palatinos nos sentidos ântero-posterior e buconasal se faz por uma linha sinuosa e preenchida por tecido conjuntivo fibroso denso, ricamente vascularizado e delimitada por margens ósseas bem definidas, especialmente nos indivíduos adultos jovens.


(Expansão rápida da maxila)

Após a agressão representada pela abertura rápida  da sutura, a fase aguda da inflamação involui, visto que os  neutrófilos e macrófagos não encontram bactérias no local  e o reparo e reorganização devem se iniciar entre 24-48 horas.

Se depois da reorganização sutural a contenção não for providenciada e nova integridade não for atingida, as forças irão constritar, ou comprimir, a sutura palatina mediana para tentar voltar à situação de equilílibrio anterior.

O Protocolo semanal repetitivo de Expansão Rápida da Maxila e Constrição Alternadas ou “ERMC-Alt” ou Alternate Rapid Maxillary Expansions and Constrictions (Alt-RAMEC), foi proposto inicialmente por LIOU, CHEN em 2003. No final da aplicação do protocolo (sete ou nove semanas), bem provavelmente, a sutura terá uma densidade de colágeno muito pequena. 

A maxila estará “solta” no terço médio da face. Além da expansão da maxila, ela poderá ser protraída, compensando alterações no terço médio da face.

.:.


.:.

Cirurgião-dentista e Ortodontista
georgenbueno@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...