domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ortodontia e Endodontia - Controvérsias

Qual Ortodontista não se deparou com a seguinte dúvida: dentes com tratamento endodôntico, quando é possível movimentá-los?

A literatura apresenta alguns artigos que falam sobre o assunto. Uma publicação não tão recente assim, porém, ainda com validade clínica e científica relacionada é do Dr. Alberto Consolaro

.:.

Dentes com Tratamento Endodôntico: Movimentar ou Não?

Por algumas décadas acreditou se dogmaticamente que dentes tratados endodonticamente, se movimentados, poderiam apresentar maior índice de reabsorção radicular. Isto nunca foi demonstrado com um mínimo de critério metodológico, pois na Ortodontia não se tratava de adultos com freqüência. Dogmas são inexplicáveis: acredita-se ou não, como na política e na religião, mas não na ciência. 


Os trabalhos que estudaram metodologicamente o assunto revelaram que dente com tratamento endodôntico considerado pelo especialista como sucesso clínico pode ser movimentado. 

Quando o dente apresenta tratamento endodôntico inadequado, sem ou com lesão periapical crônica, deve-se promover o retratamento do canal para obter-se o sucesso clínico, e então, em um segundo momento, promover o tratamento ortodôntico, geralmente depois de 30 dias. 

(Ortodontia e Endodontia)

A reabsorção da superfície radicular independe das células da polpa, se presentes ou ausentes. O tratamento endodôntico não muda a estrutura e a fisiologia dos tecidos periodontais, incluindo o cemento e os cementoblastos.

Uma dica: para avaliar se o dente tratado endodonticamente pode ser considerado um sucesso clínico ou não, divida esta responsabilidade com o endodontista; a decisão será mais segura e faça o paciente participar, mesmo que indiretamente da decisão, informando-o 
sobre o que está sendo discutido!

.:.


.:.

Dr. George Bueno
Cirurgião-dentista e Ortodontista
georgenbueno@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...