sábado, 15 de setembro de 2012

Ortodontia e Pacientes Renais Crônicos

Recentemente recebi um convite para dar uma palestra sobre saúde bucal a um grupo de pacientes especiais: pacientes renais crônicos. 

Meus pensamentos foram totalmente direcionados para a possibilidade do tratamento pleno odontológico e até do tratamento ortodôntico nestes pacientes. Meu primeiro ímpeto foi buscar na literatura especializada possíveis artigos sobre o tema. Assim, decidi dividir um deles com vocês!

A literatura tem poucos artigos sobre a Ortodontia (cuidados ortodônticos) em renais crônicos, abaixo estão algumas importantes considerações!

.:.

Referência: Medical disorders and orthodontics - Journal of Orthodontics, Vol. 36, 2009, 1–21.
Autores: Anjli Patel, Donald J Burden, Jonathan Sandler

Considerações Ortodônticas em pacientes com desordens renais:

- O tratamento ortodôntico não é contra-indicado se a desordem renal estiver controlada;
- O tratamento pode ser adiado se a insuficiência renal é avançada e a necessidade de diálise é iminente. Se possível, o tratamento deve ser efetuado antes do transplante, para evitar riscos associados a drogas imunossupressoras;
- Consultas devem ser agendadas nos dias em que o paciente não tem diálise. O dia após a diálise é ótimo para procedimentos cirúrgicos, pois a função plaquetária estará funcionando bem e o efeito da heparina terá desaparecido;
- A profilaxia antibiótica para evitar complicações pós-operatórias é um assunto ainda não totalmente esclarecido. Enquanto alguns autores consideram que seja desnecessária, o artigo sugere que seja feita baseada no perfil de cada paciente, em proximidade com o médico responsável;
- Algumas pesquisas com ratos mostraram um aumento da velocidade de movimentação dentária, aumento atribuído ao aumento da circulação do hormônico da paratireóide. 
- O tratamento ortodôntico deve ser realizado com a utilização de forças leves e com intervalos menores entre as consultas (o artigo não fala exatamente qual seria este intervalo).

.:.

Link para o resumo do artigo: 


Informações sobre o Instituto de Doenças Renais (IDR)
Telefone: (27) 3348-5490
Rod. BR 101 Norte, Km 2,38, S/N, Boa Vista II, Serra - ES

.:.

George Bueno

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...