sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ortodontia baseada em evidência científica


"A ciência é considerada um método superior para adquirir conhecimento, por ser desprovida de crenças, valores e emoções pessoais."

.:.

Autores: Maria Tereza Scardua Mariano, Eduardo Januzzi, Eduardo Grossmann

A prática da Ortodontia Baseada em Evidências tira a ênfase da prática da Odontologia baseada na experiência e na intuição pessoal, e dá especial atenção ao desenho das pesquisas, ao seu gerenciamento e à análise estatística. Seu objetivo é ajudar os clínicos a realizar tratamentos mais efetivos, mais eficientes e mais previsíveis, fundamentando as tomadas de decisão sobre as condutas com os pacientes em provas científicas rigorosas.

Na atual era da Odontologia baseada em evidências, os ortodontistas necessitam entender  mais claramente os princípios da ciência e da pesquisa. 

Alguns dos itens a serem avaliados quando o Ortodontista procurar por artigos científicos:

- Tipos de estudo utilizados
- Hierarquia de evidências científicas disponíveis
- Busca de informações de qualidade que oriente a tomada de decisões

(Hierarquia da evidência científica)

Conclusões: 

- Informações baseadas em provas científicas são as mais confiáveis para uma tomada de decisão conscienciosa em relação à abordagem clínica oferecida aos pacientes. Diante das inúmeras publicações e da crescente inovação tecnológica, torna-se necessário que o ortodontista se familiarize com a utilização das ferramentas para a prática da Odontologia Baseada em Evidência.
- Pacientes ortodônticos merecem um alto nível de cuidado, que somente é alcançado por meio do uso judicioso das melhores informações disponíveis.

.:.

Link para o artigo completo em PDF: http://www.scielo.br/pdf/dpress/v14n3/a15v14n3.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...