segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Entrevista: Dr. Björn Zachrisson


Mais uma vez divido uma grande alegria com vocês; que foi ler esta entrevista do Dr. Björn Zachrisson. É impressionante o que a experiência de alguns ortodontistas pode nos ensinar.  

.:.

Muito jovem iniciou os seus estudos relativos à integração da ortodontia e a periodontia. Dedicou-se em seguida à colagem de braquetes e tubos aos dentes, bem como às superfÌcies de restaurações metálicas e de porcelana.

Portador de um senso minucioso de perfeição desenvolveu técnicas de excelência de acabamento e de retenção das correções ortodônticas. Esta procura constante o levou às pesquisas relacionadas a estética facial, dentária e do sorriso.

Atualmente se dedica ao atendimento multidisciplinar com a finalidade de dar ao aparelho mastigatório o melhor desempenho relativo à função, estética e estabilidade. Apresenta uma enorme produção científica de artigos, livros e cursos ministrados em todo o mundo.

Profundo conhecedor das bases biológicas, pesquisador dedicado, excelente profissional clínico e conferencista diferenciado com uma capacidade ímpar de comunicação.

Dr. Kurt Faltin Junior

.:.

(Figura 1) –  Pacientes Classe II, Primeira Divisão, com padrões esqueléticos diferentes.

Uma das perguntas da Entrevista do Dr. Zachrisson:

O senhor utiliza o aparelho de Herbst para correção da Classe II por retrognatismo mandibular e em qual idade?

R: Não. Eu não utilizo o aparelho de Herbst ou qualquer outro aparelho de avanço da mordida em meu consultório para corrigir relações Classe II. Ao invés disso, para as correções da Classe II na maxila prognática com perfis labiais protrusivos (Figura 1) utilizo uma combinação de ancoragem extrabucal de tração alta e arco transpalatino grande (Figuras 2 e 3). A ancoragem extra-bucal é utilizada segundo os princípios de Teuscher com arcos externos curtos extras próximo ao centro de resistêcia maxilar. A ancoragem extra-bucal È utilizada à noite e durante 3 a 4 horas durante o dia.  Em casos mais difíceis com mandÌbulas retrognáticas (Figura 1-B), isto é feito combinando-se barra transpalatina com um loop aumentado e ancoragem extra-bucal de tração alta com força baixa.

(Figura 2) – Ancoragem extrabucal de tração alta (A)

(Figura 3) – Barra transpalatina de Zachrisson

.:.

Link para a Entrevista completa em PDF:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...