sábado, 26 de novembro de 2011

Luto – Tiziano Baccetti (1966-2011)


Faleceu o Dr. Tiziano Baccetti:

“O italiano mais fantástico e carismático que a Ortodontia já conheceu.” – Eveline Gava

(Tiziano Baccetti)
.:.

A Ortodontia mundial está de luto. 
Palavras de Sheldon Peck (uma das maiores autoridades mundiais em Estética Ortodôntica):

“Faleceu, aos 45 anos de idade, no dia 25 de novembro de 2011, após um acidente em Praga (República Tcheca), Tiziano Baccetti. Perdeu o equilíbrio ao fotografar na famosa Ponte Charles (Charles Bridge) e caiu de uma altura de 8 metros.”

(Charles Bridge)

Em julho deste ano o Dr. Tiziano Baccetti concedeu uma entrevista à Revista Dental Press, na qual é apresentado da seguinte forma:

Filho único de uma pequena família de Florença, Tiziano Baccetti cresceu cercado pelas obras de arte mais importantes do Renascimento italiano. Sempre gostou de escrever e, na juventude, atuava como repórter de um jornal acadêmico. No entanto, acabou ingressando na Universidade de Florença para cursar Odontologia. Nada lhe causava muito interesse, até começar a estudar o crescimento facial. Naquele momento, decidiu ir a fundo nesse assunto, partindo então para cursar seu PhD na mesma universidade. A paixão do Prof. Baccetti pela Ortopedia Dentofacial pode ser sentida até hoje por quem assiste a um de seus cursos, em dezenas de países ao redor do mundo. Em 1995, iniciou uma parceria com a Universidade de Michigan (EUA), onde tem a posição de professor visitante, sem abandonar, contudo, o cargo de professor da Universidade de Florença. O talento desse que é reconhecido como um dos melhores palestrantes do momento, aliado ao dom da escrita, fizeram com que, em uma curta carreira, já tenha produzido mais de 200 artigos em periódicos de impacto, 20 capítulos de livro, além de pôsteres e abstracts em anais de congressos. Nesse ano recebeu mais um prêmio, durante o congresso da Associação Americana de Ortodontia. Foi o apresentador da “Salzmann Lecture”, espaço reservado aos maiores expoentes da especialidade. Não só é o mais jovem a receber essa homenagem como, também, o primeiro italiano. Apaixonado pelo Brasil, já esteve aqui por quatro vezes e, nem bem regressou de sua última vinda, já planeja seu retorno ao Rio de Janeiro, em 2012. Seus assuntos favoritos — além de seu filho Vittorio, de 6 anos — são as anomalias dentárias e o tratamento ortopédico das Classes II e III, com especial interesse pelo momento ideal de tratamento, o que levou a desenvolver o método CVM (Cervical Vertebral Maturation), para determinação precisa do desenvolvimento esquelético. Com a ajuda de quatro renomados professores, que contribuíram com suas perguntas, teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais desse grande professor, que possui carisma e simpatia poucas vezes vistos na Ortodontia.

José Augusto M. Miguel

Link para a entrevista completa (pdf): http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v16n4/a04v16n4.pdf

.:.

Sentiremos saudades!

(Visita do Dr. Tiziano Baccetti à Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)

.:.

George Nunes Bueno
Especialista e Mestrando em Ortodontia (UERJ)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...