quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aprendamos com o fracasso


Recentemente, li uma reportagem que dizia o seguinte: “O fracasso é inevitável, enquanto o sucesso só acontece de vez em quando”.

Então, por que continuamos tentando aprender apenas a partir de experiências bem-sucedidas?

.:.

Certas pessoas que considero bem-sucedidas em suas escolhas e em suas vidas, trabalharam muito e dedicaram-se para chegar onde estão. Entretanto, segundo Cass Phillips, é preciso considerar que uma grande parcela do sucesso dessas pessoas deve-se a outros indivíduos que conheceram, a determinados momentos propícios do mercado ou a uma série de fatores que não costumam se repetir.

Por outro lado, todas as pessoas que considero mal-sucedidas, poderiam estar melhores do que estão, mas estão fechadas a novas experiências. Deixaram-se interromper pelo primeiro obstáculo no que chamo de “caminho das escolhas”. Assim, o fracasso estaria mais relacionado com as escolhas que fazemos realmente a cada dia, onde as falhas sempre estarão presentes em algum ponto. E é com elas que temos que aprender.

O grande aprendizado é que não se pode deixar de mudar frente às dificuldades. Sandra Maia diz que as mudanças, ou melhor, a transformação do ser, acontece, mas demanda tempo, aprendizado, renúncia. Demanda compromisso, força e determinação.
Não nos deixemos abalar frente às novas dificuldades, pois elas não deixarão de vir. Sejamos, então, mais do que otimistas transpiradores; sejamos sábios, aprendamos com os erros. Se possível, dos outros.

“O pessimista reclama do vento, O otimista espera que ele mude. O sábio ajusta as velas.” 
John Maxwell

.:.

George Nunes Bueno
Especialista e Mestrando em Ortodontia (UERJ)

Referências:

  1. http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI260377-17774,00.html
  2. http://vocesa.abril.com.br/blog/estagiario-y/2011/10/18/5541/
  3. http://br.mulher.yahoo.com/blogs/amoreoutrascoisas/n%C3%A3o-d%C3%A1-para-mudar-radicalmente-185445976.html 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...