sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ajuste oclusal na Ortodontia: por que, quando e como?


Sem dúvidas, um dos artigos que TODO Ortodontista deve ler e, se possível, reler.

Este artigo conta com uma bela revisão de literatura, bem como uma didática de transmissão de conhecimentos que nos motiva a estudar cada vez mais esta disciplina tantas vezes negligenciada chamada Oclusão.

.:.

Autores: Roberto Carlos Bodart Brandão* e Larissa Bustamante Capucho Brandão** (*Doutor em Ortodontia pela UNESP – Araraquara. Mestre em Ortodontia pela UFRJ. Professor de Ortodontia da UFES. Diretor do Board Brasileiro de Ortodontia. ** Especialista em Ortodontia pela UFF)

O conceito da multidisciplinaridade no exercício da Odontologia é considerado fundamental para o alcance da excelência nos tratamentos.

O conhecimento da oclusão dentária saiu da exclusividade da Prótese, com escolas mais ou menos ortodoxas, para invadir discussões sobre patologia, função e estabilidade em todas as áreas da Odontologia. Embora com alguns paradigmas em aberto, protocolos podem ser definidos para que possamos ter uma linguagem comum a todas as especialidades, e para que parâmetros similares de qualidade sejam alcançados.

Equilíbrio oclusal alcançado depois de uma sessão de desgastes seletivos, com contatos oclusais múltiplos e equipotentes, menores sobre os dentes anteriores, controlando os vetores horizontais de força

Pode-se estabelecer o equilíbrio da oclusão por: 1) desgaste seletivo; 2) acréscimo através de restaurações ou próteses; 3) movimentação dentária e alteração ortopédica da Ortodontia combinada ou não à Cirurgia Ortognática; ou ainda 4) associação de dois ou três dos recursos descritos.

Verificação da interferência pela crista marginal mesial do canino superior ser volumosa, indicando desgaste seletivo para viabilizar o movimento dentário vertical

Conclusões do artigo:

O ajuste oclusal não está indicado como substituto do movimento dentário, nem como solução para as limitações do ortodontista. Por outro lado, o procedimento é determinante para diminuir o tempo de tratamento, tornando factível um movimento dentário desejado, evitando muitas seqüelas de trauma oclusal estabelecidas durante o tratamento ortodôntico.

 .:.

Link para o artigo completo em pdf:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...