domingo, 3 de julho de 2011

Medições em modelos 3D: uma alternativa para os modelos de gesso

A utilização da tomografia computadorizada está tão popularizada. 

Penso que estudos que analisem todas as suas possibilidades são o futuro, ou o presente...

.:. 

Autores: Hend Mohammed El-Zanaty, Amr Ragab El-Beialy, Amr Mohammed Abou El-Ezz, Khaled Hazem Attia, Ahmed Ragab El-Bialy, and Yehya Ahmed Mostafaf (Cairo – Egito)


O sucesso no tratamento ortodôntico está relacionado a um extenso diagnóstico e a um plano de tratamento. Modelos de gesso, fotografias, radiografias e exames clínicos promovem informações essenciais para o diagnóstico.

Modelos de estudo são componentes básicos para o diagnóstico, apresentações de casos, planos de tratamento, acompanhamento do progresso do tratamento e manutenção dos registros. Além disso, medidas como overjet, discrepância de modelos, overbite e análise de Bolton são comumente realizados nos modelos de gesso.

Radiografias e fotografias digitais já são utilizadas na documentação do paciente, mas com os modelos digitais isso ainda não acontece. Documentações digitais eliminariam problemas como: armazenamento físico, recuperação e manutenção da documentação. Inclusive, a documentação digital facilita a troca de informações entre colegas.

O objetivo do estudo foi comparar medições realizadas em modelos tridimensionais (virtuais – medidos por meio de um software do Departamento de Engenharia da Universidade do Cairo) com as medições realizadas em modelos de gesso.



Resultados

- Uma concordância excelente foi encontrada entre os dois métodos de medições para as seguintes medidas: comprimento de arco superior e inferior, comprimento de arco superior e inferior, larguras mésio-distais dos dentes superiores e inferiores (no total).

- Para as seguintes medições médio-distais, individualizadas, houve uma concordância considerada pobre: 2PMs superiores dos lados esquerdo e direito, 1MS direito, ICS esquerdo, ICI direito, CI inferior e 1PMI esquerdo.


Conclusões

- Os modelos em 3D trazem alguns benefícios como: eliminar as etapas de moldagens e de recorte dos modelos de gesso tradicionais.

- Será que, com a popularização da tomografia computadorizada cone-beam, a Ortodontia caminha para uma era em que todas as informações de diagnósticos seriam obtidas em apenas uma etapa?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...