domingo, 3 de abril de 2011

Fios ortodônticos: conhecer para otimizar a aplicação clínica

A especialidade de Ortodontia abrange conhecimentos sobre materiais que, durante a graduação em Odontologia, geralmenta não são adquiridos.

Simplificando, posso dizer que existem dois tipos de Ortodontistas: aqueles que gostam de seguir protocolos sem pensar muito bem no que estão fazendo e os bons Ortodontistas.

.:.

Autores: Cátia Cardoso Abdo Quintão, Ione Helena Vieira Portella Brunharo (Departamento de Ortodontia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

O bom ortodontista deveria possuir a habilidade manual de um artesão e o conhecimento profundo da ciência ortodôntica. Porém, o profissional poderia se questionar: “Estudar fios ortodônticos melhoraria a habilidade manual do ortodontista, ou aumentaria a sua clientela?”. Se apenas a habilidade manual bastasse, grandes artesãos seriam excelentes ortodontistas. Portanto, o conhecimento a respeito de fios ortodônticos permite ao profissional realizar movimentos mais eficientes e evitar danos aos dentes e tecidos de suporte.


 Fio superelástico de NiTi utilizado no alinhamento do arco dentário por apresentar boa resiliência e menor rigidez do que as demais ligas, com transmissão de forças leves e contínuas.


Conclusões:

Conhecer cientificamente os fios ortodônticos é tarefa árdua e longa. O tema, entretanto, se torna fascinante na medida em que possibilita ao profissional escolher o melhor protocolo de tratamento para o paciente, realizando tratamentos mais eficazes, mais rápidos, de menor custo e com menor possibilidade de causar danos aos dentes e tecidos de suporte. O mais importante advento do conhecimento de fios, entretanto, reside no fato de permitir ao ortodontista optar por materiais com segurança na escolha, sem se deixar influenciar apenas por recursos de propagandas.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...