sábado, 5 de março de 2011

Fatores associados com a satisfação do paciente a longo prazo

Será que todo paciente sente-se feliz após o tratamento ortodôntico?
Mas, por quanto tempo?

.:.

Autores: Nair Galvão Maia; David Normando; Francisco Ajalmar Maia; Maria Ângela Fernandes Ferreira; Maria do Socorro Costa Feitosa Alves. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal do Pará – Brasil)
Referências: Angle Orthodontist, v.80, n6, 2010.

O objetivo final do tratamento ortodôntico é obter uma oclusão normal ou ideal. Estudos de acompanhamento a longo prazo mostram que os casos tratados ortodonticamente tendem a recidivar no sentido da maloclusão inicial.
A qualidade e estabilidade do desfecho do tratamento ortodôntico podem mensurados, sendo, a satisfação do paciente uma importante variável a ser aferida nesse panorama e pouco relatada na literatura.
Estudos sugerem que os adultos tem uma menor preocupação com a estética dentofacial, comparando-se com os adolescentes. Além disso, as mulheres tendem a ser mais insatisfeitas com a aparência do que os homens.
O uso de variados questionários acaba dificultando a comparação de resultados dos graus de satisfação.
Estudos prévios mostraram que pacientes tratados sem extrações apresentaram-se mais insatisfeitos com os dentes, após o tratamento ortodôntico. Idade, sexo e tratamento ortodôntico prévio não parecem ter relação com a satisfação do paciente ao fim do tratamento.

Resultados:
- Cerca de 77% dos pacientes da amostra de 209 pacientes sentiram-se satisfeitos quando questionados 5 anos após o término do tratamento ortodôntico.
- Não foi encontrada relação entre a satisfação do paciente e extrações por motivos ortodônticos (Tabela 1).
- O uso da contenção poderia contribuir para a satisfação do paciente a longo prazo.


Conclusões:
- A longo prazo, a satisfação do paciente está levemente associada (estatisticamente) com a estabilidade do tratamento ortodôntico.
- Sexo, idade e extrações por motivos ortodônticos não apresentam uma relação significante com a satisfação do paciente a longo prazo.

Um comentário:

Sandra disse...

Visitando e compartilhando o Projeto.
Deixo um abraço na lembrança. Compartilhando do projeto Bloínquês.
http://sandrarandrade7.blogspot.com/2011/03/coletiva-bloinques.html
Vou te esperar com um abraço.
Carinhosamente,
Sandra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...